Lançamento do livro Serpente da Alma


Título: Serpente da Alma

Data: 05 de fevereiro

Horário: A partir das 17h30

Local: Cafeteria De Mari Bistrô e Café

Endereço: Rua General Caldwell, 820, Menino Deus, Porto Alegre (RS)

     A escritora gaúcha Vania Florentino Moletta lançará, no dia 5 de fevereiro, em Porto Alegre, o romance espírita “Serpente da Alma”, publicado pela Pragmatha Editora. A obra apresenta uma narrativa ficcional estruturada em duas partes, conectadas pela trajetória da tribo cigana Serpente Negra ao longo de diferentes períodos históricos, com foco na reencarnação.

Atualmente residente no interior da Inglaterra, a autora, nascida no Brasil e com ascendência italiana, afirma que a inspiração para o livro surgiu a partir do convívio com famílias ciganas em um bairro multicultural, onde observou a preservação de tradições, crenças e costumes daquele povo, fora do país de origem. Explica que esse contato motivou pesquisas, registros e entrevistas que embasaram a elaboração da história.

A primeira parte do romance é ambientada entre 1457 e 1461, na Transilvânia, em um contexto de instabilidade política na Europa Oriental, e acompanha a saga de uma tribo cigana, que migra da região de Sinop, na atual Turquia. A segunda parte se passa entre 2016 e 2019, com enredo situado na Romênia, Irlanda e Inglaterra, acompanhando a personagem Evy, conhecida pelo peculiar apelido de Cabeça de Vento, e sua família, que enfrentam preconceitos de toda ordem.

Segundo Vania, que é espírita, os ciganos eram guiados pelo misticismo ancestral da dança Serpente da Alma, que intitula a obra, elo espiritual que orientava tanto a jornada física quanto a interior dos personagens. O enredo, em boa parte, foi captado por meio de sua mediunidade, após, conforme relata, a manifestação de um grupo de ciganos que a intuiu a elaborar a obra, através de vozes sutis. A autora também destaca que contou com o apoio do marido, responsável pela revisão do original do livro, que aborda temas como reencarnação, karma, dharma e destino.

A proposta é, segundo ela, propor ao leitor a identificação de personagens que retornam em diferentes épocas e sob novas circunstâncias.

Terezinha Tarcitano

Assessora de Imprensa 

(51) 99929-4575

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ART100 Gallery Recebe 'Infinitudes': Uma Imersão na Arte de Patricia Di Basso

Antro-Animais: A Arte de Thomas Josué no Coração da Bienal do Mercosul

Ainda estou aqui